Buscar

MINHA CONTA

1984

Você sabe porque Boto Flipper?

 

Em 1984 um filhote de boto foi retirado da Lagoa de Santo Antônio dos Anjos, para que pudesse ser alocado no parque Oceanário em São Vicente (SP), que ganhou o nome de Flipper, por analogia ao seriado de televisão norte-americano.

Já em 1992, com o movimento ambientalista atuante, foi conseguida uma liminar judicial obrigando o retorno do boto às águas de Laguna. Um trabalho especial de readaptação foi feito com Flipper na tentativa de restabelecimento ao seu ambiente natural.

Flipper foi avistado no litoral norte de SC, avançando ao SE e mais tarde retornando à Laguna, onde nunca mais foi avistado.

A homenagem ao Flipper traz a luta ambientalista cravada na história da nossa instituição, para que a remoção de animais silvestres dos seus ambientes naturais não seja perpetuado.

1998

A fundação do Instituto Ambiental Boto Flipper

 

Como iniciativade ações de educação ambiental, promovida pelo professor Dr. José Antônio em conjunto com seus alunos do ensino médio e fundamental, foi proposta uma lei que tornasse o boto protegido legalmente. Isso resultou na lei municipal 521/1997 reconhecendo o boto da tainha como patrimônio natural de Laguna.

Logo após isso, o Instituto Boto Flipper é criado para dar continuidade às ações ambientalistas e de conscientização sobre o fenômeno único da pesca cooperativa, que ocorre com os botos da tainha e os pescadores.

SOBRE

O Instituto Boto Flipper e o movimento ambientalista na cidade de Laguna - SC

2008

10 anos de Instituto Boto Flipper

 

Após 10 anos de ações ambientalistas, o Instituto promove um Congresso de Educação Ambiental, proporcionando o diálogo entre pesquisadores e a comunidade Lagunense sobre as principais problemáticas conservacionistas do município, trazendo perspectivas e desafios a serem enfretados.

NOSSAS CAUSAS

E algumas participações

 

Desde a criação Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMDEMA), o Instituto participa das discussões ambientais do município trazendo reflexões ambientais sobre as temáticas apresentadas ao conselho.

Além disso, mantém-se atuante no Conselho de Desenvolvimento Municipal (CDM) onde são discutidas entre outras temáticas, as alterações e adaptações do Plano Diretor Municipal.

Além dessas participações é papel do Instituto Boto Flipper promover pesquisa científica e ações de educação amabiental para diuversos grupos de faixas etárias distintas.

Instituto Ambiental Boto Flipper © 2017 Todos os Direitos Reservados

Rua Costa Carneiro, 101, CEP: 88790-000. Mar Grosso - Laguna - SC

contato@institutobotoflipper.org

55 (48) 9979-8936

Instituto Ambiental Boto Flipper © 2017 Todos os Direitos Reservados